Dados do Trabalho


Título

SINDROME DE SWEET COMO MANIFESTAÇAO EXTRA-INTESTINAL DA DOENÇA DE CHRON: UM RELATO DE CASO.

Introdução

As manifestações extra intestinais das doenças inflamatórias intestinais (DII) são importantes fatores de prognóstico e diagnóstico dessas condições auto imunes. Entre estas, a Síndrome de Sweet é uma dermatose associada às DII com poucos relatos na literatura médica.

Objetivos

Descrever um caso de Síndrome de Sweet como manifestação cutânea da doença de Crohn em paciente portadora do vírus HIV com diarreia crônica.

Descrição do caso

Paciente de 69 anos, sexo feminino, portadora do vírus HIV há 30 anos, com CD4 > 600 células/μl. Interna com quadro de diarreia líquida, amarelada, sem sangue, muco ou pus, com 5 a 6 episódios diários e duração superior há um mês, associada à desidratação, palidez cutâneo-mucosa e oscilação da qualidade da consciência. Relata perda de 14 quilos em 5 meses. Ao exame físico, apresentava lesões eritemato-papulosas em mãos e face extensora de cotovelos e joelhos, as quais foram biopsiadas. Nesse contexto, foram solicitados marcadores inflamatórios (PCR e VHS), eletrólitos, cinética de ferro, coprocultura, pesquisa de coccídeos, elementos anormais nas fezes e calprotectina fecal, mostrando PCR/VHS elevados, hipomagnesemia, hipocalemia, anemia ferropriva, leucócitos, muco, sangue oculto nas fezes presentes e calprotectina fecal aumentada, com culturas negativas. Para investigação complementar, realizou-se tomografias de abdômen e pelve com contraste, evidenciando espessamento parietal difuso e contínuo do arco cólico e espessamento parietal do íleo terminal até a válvula ileocecal, com irregularidades da camada interna. Baseado nestas alterações, foi realizada colonoscopia com biópsias, onde se observou íleo terminal e reto com úlceras profundas, com edema e enantema marginal, além de ceco, cólon ascendente, transverso, descendente e sigmoide com erosões e ulcerações superficiais entremeadas de mucosa normal. Os exames histopatológicos apresentaram alterações compatíveis com DII, enquanto na pele foram compatíveis com dermatose neutrofílica aguda.

Conclusões

A diarreia crônica com disabsorção e desidratação em um imunossuprimido sugere hipótese infecciosa, enquanto perda ponderal no idoso cronicamente inflamado sugere neoplasia. A história sem febre prévia, sangue ou muco nas fezes, posteriormente identificados, dificultaram diagnóstico. No entanto, lesões de pele descritas como dermatose "sweet-like", a distribuição epidemiológica bimodal da doença de Crohn e aumento da calprotectina fecal tornaram a possibilidade mais plausível no contexto apresentado.

Palavras Chave

Síndrome de Sweet;
Dermatose Neutrofílica Febril Aguda;
Doença de Crohn;
Doenças Gastrointestinais;

Área

Trabalho

Autores

MAURICIO GIMENES MARIN NETO, DANIELA CEZARIO MENEZES, AUANNA RAQUEL NEVES, CARLOS ROGER LIMA DE ALENCAR, ARTHUR FERNANDES CORTEZ