Dados do Trabalho


Título

MUCORMICOSE DE SEIO MAXILAR DIREITO COM EVOLUÇÃO INDOLENTE: UM RELATO DE CASO

Introdução

A mucormicose é uma infecção fúngica oportunista causada por moldes dentro da ordem mucorales, doença rara de difícil diagnóstico e com alta morbimortalidade. O diagnóstico costuma ser tardio e a doença tende a progredir rapidamente. A intervenção cirúrgica e medicamentosa imediata salva vidas. A localização rino-órbito-cerebral é a forma mais frequente (44–49%), seguida das localizações pulmonar e cutânea (10%), depois a localização gastrointestinal e a forma disseminada.

Objetivos

Descrever caso de Mucormicose (doença rara) de evolução atípica à maioria dos casos.

Descrição do caso

Reporta-se um caso de uma mulher de 59 anos com diabetes descompensada com diagnóstico de Mucormicose em janeiro de 2020 após abordagem cirúrgica para lavagem de cavidade maxilar direita e somente após um ano do diagnóstico a paciente recebeu tratamento, e manteve sem sequelas, o que se configura uma exceção pela evolução indolente do quadro infeccioso.

Conclusões

Observou-se nesse caso uma apresentação clínica incomum , visto que configura-se uma entidade de complicações graves e irreversíveis, demonstrando mais espectros clínicos de uma mesma doença.

Palavras Chave

Mucormicose, Seio maxilar, Infecção fúngica, Diabetes Mellitus, Imunodeficiência adquirida.

Área

Trabalho

Instituições

Universidade Federal do Piauí - Piauí - Brasil

Autores

IGOR LEONARDO VIEIRA CAETANO, GLENDA MARIA SANTOS MOREIRA