Dados do Trabalho


Título

INFARTO SILENCIOSO EM ADULTO JOVEM LEVANDO A INSUFICIENCIA MITRAL AGUDA: RELATO DE CASO

Introdução

O Infarto Agudo do Miorcárdio (IAM) é uma entidade incomum em jovens (abaixo de 55 anos), podendo ocorrer de forma silenciosa. Complicações mecânicas ocorrem em cerca de 0.27% nos infartos com elevação do segmento ST e 0.03% nos infartos sem elevação do segmento ST. A insuficiência mitral aguda por ruptura de músculo papilar é ainda mais incomum, acometendo 0,01% dos infartos sem elevação de ST.

Objetivos

Relatar o caso de paciente jovem com IAM silencioso, ruptura de músculo papilar e insuficiência mitral aguda como complicação mecânica.

Descrição do caso

Masculino, 46 anos, sem comorbidades, em uso regular de testosterona para treino. Admitido com queixa de dispnéia súbita ao acordar, negou dor torácica. Apresentava-se em edema agudo de pulmão, evoluindo com refratariedade ao tratamento e necessidade de ventilação mecânica. Eletrocardiograma sem alterações, incluindo derivações direitas e posteriores, troponina I 11.3 ng/ml (VR<0.03), ecocardiograma com ruptura de cordoalhas tendíneas e insuficiência mitral severa. Cinecoronariografia evidenciou lesões triarteriais, com placa ulcerada e suboclusão em artéria coronária direita (ACD), realizado Heart Team e optado por angioplastia em ACD para estabilização clínica. Permaneceu internado em UTI, submetido à abordagem cirúrgica de troca valvar mitral e revascularização miocárdica, porém evoluiu a óbito 7 dias após admissão.
A prevalência de IAM em jovens é de difícil precisão devido aos dados limitados em literatura, com até 25% de infartos silenciosos e maior proporção de eventos não reconhecidos. Predomina no sexo masculino e os fatores de risco são semelhantes aos da população geral, com destaque para obesidade, tabagismo e uso de entorpecentes. A doença aterosclerótica continua sendo a principal causa, porém, disfunção microvascular, dissecção espontânea coronária e espasmo coronariano são prevalentes. As taxas de mortalidade variam de 0 a 4% nesse grupo, estando associadas às complicações mecânicas. A ruptura do músculo papilar é responsável por até 5% dos óbitos, podendo ocorrer em até 7 dias após o evento.

Conclusões

O relato expõe o caso de um paciente jovem com complicação mecânica por IAM, diagnóstico que contempla muitos desafios, como apresentação atípica e estilo de vida. A diversidade de apresentações clínicas tornam difícil o reconhecimento, reforçando a necessidade de mais estudos e conscientização acerca do tema, que apresenta elevado impacto social e econômico.

Palavras Chave

Infarto Agudo do Miorcárdio, insuficiência mitral aguda, ruptura de músculo papilar.

Área

Trabalho

Autores

FERNANDA LAISY SILVA DE OLIVEIRA, FERNANDO CAMARGO PANSERA, BRUMA BAPTISTA, MARINA FERNANDES PASSOLONGO