Dados do Trabalho


Título

AMAUROSE E PICO MONOCLONAL PRECEDENDO DOENÇA DE SJOGREN

Introdução

A síndrome de Sjögren (SS) é doença sistêmica inflamatória crônica, de etiologia auto-imune, com distribuição mundial, prevalencia de 0,5% na população geral. Seu quadro clínico é responsável por considerável impacto na qualidade de vida de pacientes com esta patologia. As glândulas lacrimais e salivares são os principais órgãos afetados pela infiltração linfo-plasmocitária, originando disfunções que desencadeiam quadro clássico de xeroftalmia (olhos secos) e xerostomia (boca seca). Outros órgãos também podem ser afetados.

Objetivos

O seguinte trabalho tem por objetivo valorizar a forma precoce do diagnóstico, investigação de diagnósticos diferenciais ,avaliação de sintomas atípicos e tratamento adequado que impacta diretamente na qualidade de vida do paciente.

Descrição do caso

Paciente 47 anos, cantora, nuligesta, negra natural e procedente de São Paulo.
HPP HAS em tratamento regular com losartan

HDA : Paciente encaminhada do ambulatório da oftalmologia devido à amaurose súbita a esquerda, TC de crânio normal. A oftalmo fez a hipótese de trombose de disco optico/ trombose de retina.
Realizada campimetria, comprometida a esquerda, porém arteriografia retiniana normal.
Avaliação pra trombofilias negativa, pensado hipótese de hiperviscosidade, foram solicitados novos exames laboratoriais que evidenciaram pico sérico (3.711) e urinário de IgG, FAN pontilhado grosso (+) 1:1280. Anti SM( - ), Anti Ro (+),Anti La ( + ) e anti RNP( - ). Sem sinais de lesão óssea, eletrólitos normais e função renal normal.
Sorologias negativas para, Sifilis, EBV,CMV, Vírus B e C, Toxoplasmose e HIV.

Ao exame físico paciente se apresentava oligossintomática, com queixa de turvação visual a esquerda e tosse/boca seca que atirbuiu ao fato de ser cantora e estar fazendo muitas apresentações e ensaios na época.

Feita a hipótese de mono neurite óptica pela equipe de neuro oftlmologia, aventou-se a hipótese de Síndrome de Sjögren , visto a história clínica e exames laboratoriais.

Solicitada Biópsia de glândula salivar que evidenciou , infiltração linfocitária.
Realizado teste de Schirmer com resultado positivo.

Conclusões

A avaliação dos diagnósticos diferenciais tem suma importância na prática clínica, ainda que com sinais e sintomas atípicos para a doença diagnosticada.

Palavras Chave

sjogren reumatologia oftalmologia

Área

Trabalho

Autores

HAMILTON NERE MORAES JUNIOR, VINICIUS SANTIAGO DE LIMA, VITOR ROSSI ., BRUNO TONIAZZO ., ISRAELITA TIHARA DE ALMEIDA