Dados do Trabalho


Título

COLITE FULMINANTE ASSOCIADO AO CLOSTRIDIUM: RELATO DE CASO.

Introdução

A colite pseudomembranosa é uma infecção de trato gastrointestinal, sendo a principal causa de diarreia no meio hospitalar. A clínica varia de quadros assintomáticos a graves como colite fulminante, que dependem da imunidade do indivíduo e da patogenicidade do Clostridium difficile. É a quarta maior causa de infecção nosocomial. Tem como principais fatores de risco o uso de antimicrobianos prévios e internação hospitalar prolongada, porém pode ocorrer de forma comunitária com o uso de antibióticos indiscriminados.

Objetivos

Relatar um caso de colite pseudomembranosa fulminante em paciente idoso devido à infecção por clostridium difficile ressaltando a abordagem terapêutica e uso racional de antibióticos.

Descrição do caso

A.V., masculino, 86 anos. Histórico de Hipertensão Arterial Sistêmica, Diabetes Mellitus tipo 2, Insuficiência Cardíaca Congestiva, Fibrilação Atrial e Hiperplasia Prostática Benigna. Em pós-operatório de Ressecção Transuretral de próstata. Deu entrada no serviço de saúde com queixa de diarreia há 14 dias, distensão abdominal e febre. Ao exame físico apresentava abdome globoso, doloroso à palpação e hipertimpânico, com sinais de instabilidade hemodinâmica. Solicitado exames complementares, dentre os quais a pesquisa de Clostridium difficile em fezes resultou positiva. Tomografia Computadorizada (TC) de abdome total evidenciou distensão de alças intestinais, sugerindo íleo paralítico. Internado em Unidade de Terapia Intensiva para manejo clínico. Iniciado tratamento com vancomicina e metronidazol, via oral, conforme protocolo. Necessitou de passagem de sonda retal fouchet para alívio de ílio paralítico. Após estabilização de quadro, transferido para enfermaria clínica para término de antibioticoterapia. Recebeu alta com acompanhamento ambulatorial.

Conclusões

Com este relato ressaltamos que os quadros graves geralmente se manifestam em pacientes idosos com múltiplas comorbidades, evoluindo facilmente com a forma fulminante, aumentando o risco de megacolón tóxico, perfuração colônica e choque séptico. Destacamos também que a utilização racional de antibióticos é importante para segurança e qualidade nos serviços e ações em saúde.

Palavras Chave

colite pseudomembranosa, Clostridium difficile, fulminante

Área

Trabalho

Autores

CAMILA RONCHINI MONTALVAO, CARLA ANDRESSA DAL PONTE, RAPHAEL CHALBAUD BISCAIA HARTMANN , SHEYLA EVELYN VERA QUEVEDO