Dados do Trabalho


Título

A QUALIDADE DE VIDA DOS IDOSOS LGBTQIA+

Introdução

INTRODUÇÃO: Atualmente, com o advento da tecnologia e do avanço da medicina, a expectativa de vida da população está aumentando, estima-se que até 2025 esta população chegará a 32 milhões, somente no Brasil. Ademais, em um levantamento realizado em 2019, foi evidenciado que a população de lésbicas, gays e bissexuais chega a 2,9 milhões de pessoas com 18 anos ou mais. Assim sendo, os profissionais de saúde devem se preparar para além de atender as demandas do envelhecimento, atender as demandas de gênero e sexualidade que essa população irá necessitar.

Objetivos

OBJETIVO: Identificar particularidades da qualidade de vida de idosos LGBTI+.

Delineamento e Métodos

METODOLOGIA: Trata-se de uma revisão sistemática da literatura. O desenvolvimento da pesquisa teve seu início com a utilização das bases de dados Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Scielo, PubMed, Pepsic e ERIC para a busca de literatura sobre qualidade de vida em idosos LGBT, utilizando do recorte temporal de 2012 a 2022, e descritores Life Quality, Quality of Life, LGBT Elders e LGBT Olders.

Resultados

RESULTADOS: Dos 12 artigos, que se enquadraram na pesquisa, 9 foram disponibilizados pela PubMed, 1 na BVS, e 3 na ERIC. Com 1 artigo se repetindo na PudMed e ERIC. O arranjo temporal dos artigos encontrados foram, dois artigos publicados em 2019, dois de 2017, dois de 2016, três de 2015, um de 2013 e dois de 2012. com 5 publicações na revista The Gerontologist, 2 artigos na Educational Gerontology, e 1 publicação nas revistas Journal of Gay & Lesbian Mental Health, LGBT Health, Curr Psychiatry Rep, Journal of Communication Disorders, e Journal of Lesbian Studies. Com maiores números de publicações, os autores Karen I. Fredriksen-Goldsen e Hyun-Jun Kim, com 5 publicações para cada um, todas publicadas na revista The Gerontologist.

Conclusões

CONCLUSÃO: Foi evidenciado um número ínfimo de artigos sobre a qualidade de vida da população idosa e homossexual.Tais dados expõem a negligência frente a qualidade de vida de uma população duplamente denegada na sociedade, primeiramente por ser velho e depois por ser homossexual. Dessa forma, esse estudo evidencia a necessidade de ampliar o conhecimento frente a saúde e bem-estar do idoso LGBTQIA+

Palavras Chave

Palavras-chaves: Qualidade de vida, Sexualidade, População LGBT, Idosos.

Área

Trabalho

Autores

VITORIA ROSA DOS SANTOS, FELIPE CAMARÃO GROTT, PEDRO HENRIQUE HAMDAR OLIVEIRA, RAFAEL MÓDOLO MACIEL, GIOVANNA HASS BUENO