Dados do Trabalho


Título

ASMA DE FENOTIPO ALERGICO COMO FATOR PROTETOR CONTRA COVID-19

Introdução

A ASMA É UMA DOENÇA INFLAMATÓRIA CRÔNICA DAS VIAS AÉREAS INFERIORES, CARACTERIZADA PELA HIPER-RESPONSIVIDADE BRÔNQUICA. O FENÓTIPO ALÉRGICO É DEFINIDO POR IGE SÉRICA>100UI/ML ASSOCIADA À HISTÓRIA DE ALERGIA (RESPIRATÓRIA OU ATOPIA). AS PRINCIPAIS CAUSAS DE EXACERBAÇÃO DA ASMA SÃO INFECÇÕES RESPIRATÓRIAS VIRAIS, INCLUINDO O SARS-COV-2. OBSERVOU-SE QUE A ASMA ALÉRGICA NÃO É FATOR DE RISCO PARA O DESENVOLVIMENTO DAS FORMAS GRAVES DA INFECÇÃO POR CORONAVÍRUS, ACREDITANDO-SE, TODAVIA, QUE SEJA UM FATOR PROTETOR.

Objetivos

DESCREVER E EXPLANAR COMO A ASMA DE FENÓTIPO ALÉRGICO PODE APRESENTAR-SE COMO FATOR PROTETOR AO DESENVOLVIMENTO DAS FORMAS GRAVES DA INFECÇÃO POR SARS-COV-2.

Delineamento e Métodos

TRATA-SE DE UMA REVISÃO DE LITERATURA EM QUE FOI REALIZADO ESTUDO BIBLIOGRÁFICO ENTRE OS ANOS DE 2020 E 2022 NAS BASES DE DADOS ONLINE PUBMED E SCIELO. FORAM ULTILIZADOS OS DESCRITORES “ASMA COMO FATOR PROTETOR NA COVID-19”, “ASMA DE FENÓTIPO ALÉRGICO” E ”ASMA E COVID-19” CONSTATANDO-SE 13 ARTIGOS, SENDO EXCLUÍDOS QUATRO POR NÃO EXPLANAREM A IDEIA CENTRAL DO TEXTO.

Resultados

OBSERVOU-SE QUE PORTADORES DE ASMA ALÉRGICA APRESENTAVAM MENOR MORBIMORTALIDADE EM RELAÇÃO AOS NÃO ASMÁTICOS QUANDO INFECTADOS PELO VÍRUS SARS-COV-2. NESSES PACIENTES FOI VISTO NO ESFREGAÇO BRÔNQUICO APÓS O TESTE DE BRONCOPROVOCAÇÃO, MENOR EXPRESSÃO DOS RECEPTORES DE ACE2 NAS VIAS AÉREAS, O QUE SUSTENTA A TESE DE QUE A ASMA COM FENÓTIPO ALÉRGICO APRESENTA-SE COMO FATOR PROTETOR, JÁ QUE O VÍRUS NECESSITA DESSES RECEPTORES PARA INICIAR SEU PROCESSO DE PATOGENICIDADE NA CÉLULA HOSPEDEIRA. ALÉM DISSO, DISCUTE-SE QUE O USO CONTÍNUO DO CORTICÓIDE INALATÓRIO PELO ASMÁTICO PODERIA TAMBÉM SER FATOR DE PROTEÇÃO, POIS ATUARIA CONTRA A PROPAGAÇÃO E A REPLICAÇÃO VIRAL POR APRESENTAR EFEITO ANTIINFLAMATÓRIO TÓPICO.

Conclusões

DIANTE DO EXPLANADO, EMBORA OS DADOS AINDA NÃO SEJAM SUFICIENTES PARA CONCLUIR QUE A ASMA ALÉRGICA COMPORTE-SE COMO FATOR PROTETOR CONTRA AS FORMAS GRAVES DA INFECÇÃO DO CORONAVÍRUS, É PERTINENTE QUE ESSAS HIPÓTESES SEJAM MAIS PESQUISADAS E INVESTIGADAS, POIS PODERIAM AUXILIAR COMO BASE DE PESQUISA PARA PLANEJAMENTOS TERAPÊUTICOS CONTRA O CORONAVIRUS.

Palavras Chave

Asma. Fator Protetor. SARS-CoV-2.

Área

Trabalho

Autores

BRUNA CAROLYNE VENANCIO LIMA, BRENDA JORDÂNIA FERNANDES RODRIGUES , PHABLO ROBERTO FERREIRA CÓRDULA , JOÃO PEDRO VENANCIO LIMA