Dados do Trabalho


Título

RABDOMIOLISE SECUNDARIA A HIPONATREMIA EM PACIENTE PSIQUIATRICO

Introdução

Rabdomiólise é uma doença caracterizada pela destruição das fibras musculares levando a distúrbios hidroeletrolíticos (DH) e insuficiência renal aguda (IRA), podendo ser observada pela elevação de creatinofosfoquinase (CK). Tem como principais causas traumáticas e não traumáticas (desbalanço metabolico muscular e/ou efeito tóxico direto). A hiponatremia se apresenta como um forma rara causadora de rabdomiólise, apresentando poucos relatos na literatura atual.

Objetivos

Apresentar caso clinico de um paciente com quadro de rabdomiólise secundario a hiponatremia hipoosmolar euvolêmica, secundário a múltiplas causas observadas: uso de diuréticos, potomânia e síndrome de secreção inapropriada de hormônio antidiurético (SIADH) secundário ao uso anti-depressivo.

Descrição do caso

RAFDC, masculino, 60 anos, obesidade, hipertenso (em uso de Hidroclorotiazida), ex-etilista e ex-usuário de drogas (uso de Sertralina) e em investigação de quadro de esquisofrênia em CAPS, procura serviço médico com quadro de cãimbras e cefaléia há 2 dias. Acompanhante refere ingesta hídrica superior a 7 litros ao dia. Ao exame físico, encontrava em regular estado geral e sem sinais de desidratação, sem demais alterações significativas. Em exames iniciais apresentou hiponatremia hiposmolar (sódio sérico de 102 mEq/L e osmolaridade plasmática de 231,4 mOsm/L) e elevação de creatinofosfoquinase (CK 20.367 UI/L) sem alteração de função renal. Iniciou-se correção de sódio pela formula de adrogue em primeiro dia de internação e suspenso medicações de uso continuo: sertralina e hidroclorotiazida. Apresentou sódio urinário (42 mmol/L) e osmolaridade urinária (377 mmol/L) em exames complementares. Realizado hipótese diagnóstica (HD) de hiponatremia euvolemica secundário a potomania associado a SIADH secundário a uso de anti-depressivo, suspenso reposição de eletrólito/volêmica e iniciado restrição hidrica. Evoluiu com melhora de natremia ao decorrer da internação (112 - 126 - 128) e redução dos níveis de CK (5.213 - 2.119 - 980). A fim de validar as HD, foram descartados tireoidopatias, disfunção adrenal, sorologias negativas e patologias pulmonares e centrais.

Conclusões

Tratamento da rabdomiólise e da hiponatremia em caso apresentado são conflitantes, sendo o primeiro disturbio tratado com reposição volêmica e o segundo, por restrição hidrica. Casos descritos na literatura parece apresentar uma menor incidencia de IRA na rabdomiólise secundário a hiponatremia, podendo apresentar como efeito protetor o aumento da ingesta hídrica.

Palavras Chave

Rabdomiólise
Hiponatrimia
Sindrome do hormônio anti-diurético
Potomania

Área

Trabalho

Autores

AUGUSTO CESAR GRICIUNAS, MARIA EDUARDA PODBOY JUNQUEIRA, GIOVANNA DE CASTRO PICELLI, MARIANA CASTANHO RISSO, RENEU ZAMORA JUNIOR