Dados do Trabalho


Título

SIGNIFICADOS ATRIBUIDOS A OXIGENOTERAPIA DOMICILIAR PROLONGADA (ODP) POR CUIDADORES DURANTE ABORDAGEM CLINICA DE PACIENTES COM DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRONICA (DPOC)

Introdução

Introdução: A oxigenoterapia Domiciliar Prolongada (ODP) é indica aos pacientes com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) grave. Estudos relatam inúmeros benefícios da terapia, porém esta intervenção causa dependência física, emocional e psicossocial para os usuários. Estas dependências levam os familiares a atuarem como cuidadores no auxílio dos afazeres diário, exigindo um redimensionamento e readaptação de suas vidas. Para isso é necessário que os profissionais de saúde conheçam as necessidades dos cuidadores frente à ODP durante a abordagem clínica do paciente, para proporcionar suporte e atender esses desafios e mudanças.

Objetivos

Objetivo: Conhecer a percepção dos cuidadores sobre o cuidado durante a abordagem clínica de um paciente com DPOC em uso da ODP.

Delineamento e Métodos

Método: Estudo qualitativo. Foram realizadas 14 entrevistas semidirigidas com cuidadores de pacientes com diagnóstico confirmado de DPOC e em uso de ODP, atendidos em serviço ambulatorial. As entrevistas foram avaliadas pela “Análise do Conteúdo de Bardin”. Os critérios COREQ foram usados para relatar o método e o resultado. Foi aplicada também a escala Caregiver Burden scale (CB scale), para medir o impacto subjetivo das doenças crônicas na vida dos cuidadores. Aprovado pelo Comitê de Ética CAAE 40762114.0.0000.5411.

Resultados

Resultados: A categoria mais sobrecarregada da CB scale foi o ambiente, seguido da decepção, tensão geral, envolvimento emocional, e por último isolamento. Das falas surgiram quatro categorias: 1-Fortalezas do Cuidador, 2-Desafios do Cuidador, 3-Alterações emocionais, sociais e cotidianas como resultado do cuidado,4- Alterações na relação familiar do cuidador.

Conclusões

Conclusão: É necessário durante a abordagem clínica do paciente com DPOC em uso da ODP envolver o cuidador, pois a equipe estando ciente das dificuldades, facilita para uma mobilização em ajudar e apoiar esse grupo, fazendo um planejamento de ações integrais de saúde que possam minimizar os efeitos negativos resultantes da sobrecarga de trabalho e melhorar a aderência dos pacientes ao tratamento. Este presente estudo, tem como inovação apontar as fortalezas do cuidador, as facilidades e o lado positivo de quem presta os cuidados. Pois falta estudo sobre esse tema, que é fundamental para incentivar e mostrar reconhecimento do trabalho, além de sua importância, que muitas vezes passa despercebido pela sociedade, como mera obrigação familiar.

Palavras Chave

Palavras-chave: DPOC, Oxigenoterapia Domiciliar Prolongada, Qualidade de vida, Percepção, Cuidadores, Sobrecarga dos Cuidadores.

Área

Trabalho

Instituições

Faculdade de Ciências Médicas - UNICAMP - São Paulo - Brasil, Faculdade de Medicina de Botucatu - UNESP - São Paulo - Brasil

Autores

JONATAS PIAZZA PENA, GIOVANNA HASS BUENO, IRMA DE GODOY, ILDA DE GODOY, LUIZ CLÁUDIO MARTINS