Dados do Trabalho


Título

MIXOMA ATRIAL: UMA CAUSA RARA DE ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL ISQUEMICO.

Introdução

Os tumores cardíacos primários são raros, dentre estes, os mixomas atriais são os mais frequentes. A apresentação clínica dos mixomas atriais varia substancialmente e, em pouquíssimos casos, causam acidente vascular cerebral isquêmico.

Objetivos

Nesta revisão integrativa, os autores tiveram como objetivo analisar casos de acidente vascular cerebral isquêmico causado pela embolização de mixomas atriais.

Delineamento e Métodos

Pesquisamos na Biblioteca Nacional de Medicina (PUBMED) e no Portal de Periódicos CAPES/MEC estudos publicados entre 2000 e 2022, que discutiam a associação entre acidente vascular cerebral isquêmico e mixomas atriais, e relatamos um caso adicional de uma mulher de 50 anos.

Resultados

Nos casos de acidente vascular cerebral isquêmico por embolização de mixomas atriais, as artérias cerebrais médias direita e esquerda foram as mais comumente afetadas e todos os casos em nosso estudo foram causados por mixoma do átrio esquerdo. Em 57% dos casos ocorreu mais de um evento vascular e em 22% houve êmbolos em outros órgãos. Os sintomas neurológicos foram variados, sendo os mais prevalentes hemiplegia, hemiparesia, disartria e distúrbios visuais. Erros diagnósticos ocorreram em 10 casos (15%).

Conclusões

Os acidentes vasculares cerebrais isquêmicos causados ​​por mixomas cardíacos são raros e sua apresentação clínica varia significativamente, portanto, representam um importante desafio diagnóstico. Os sintomas neurológicos são os mais evidentes, enquanto os cardíacos e os inespecíficos são menos frequentes e muitas vezes levam a erros diagnósticos. O diagnóstico precoce, geralmente feito através do ecocardiograma, e a ressecção cirúrgica imediata são de grande importância e proporcionam um bom prognóstico.

Palavras Chave

átrios cardíacos, mixoma, acidente vascular cerebral isquêmico.

Área

Trabalho

Autores

LARISSA VOLPINI CARDOSO, HILTON MARIANO DA SILVA JÚNIOR