Dados do Trabalho


Título

EVENTOS ADVERSOS POS-VACINAÇAO EM PACIENTES VACINADOS CONTRA COVID-19 ATENDIDOS EM UM GRANDE HOSPITAL DO ESTADO DE SAO PAULO NO ANO DE 2021

Introdução

Introdução: O Coronavírus (SARS-CoV-2) tornou-se uma doença pandêmica, decretada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Vacinas profiláticas seguras e eficazes foram urgentemente necessárias para conter a pandemia. As vacinas em estado experimental liberadas para uso emergencial podem apresentar eventos adversos.

Objetivos

Objetivos : Este trabalho busca descrever eventos adversos pós vacinação (EAVP) contra o Coronavírus em pacientes de um grande Hospital do Estado de São Paulo, além de correlacionar esses eventos com idade e sexo dos pacientes.

Delineamento e Métodos

Métodos: Trata-se de um estudo observacional, retrospectivo aprovado pelo Comitê de ética em pesquisa da instituição sob parecer 1835271 CAAE 60758122.5.0000.5442 que ocorreu no período de janeiro a dezembro de 2021. Foram incluídos no estudo 39 pacientes distribuídos em grupo de eventos adversos graves e não graves.

Resultados

Resultados: A população feminina apresentou maior incidência de EAVP em ambos os grupos. A vacina Astrazeneca apresentou maior incidência de eventos adversos em ambos os grupos de pesquisa e a Trombose foi uma das complicações mais apresentados entre os pacientes incluídos na pesquisa. A vacina Pfizer-BioNTech apresentou eventos adversos que afetam o sistema nervoso central e a vacina Coronavac apresentou eventos adversos que atuam diretamente no tecido cutâneo e sistema nervoso central. Discussão: Os cientistas não mediram esforços para acelerar o processo de confecção das vacinas contra a COVID-19, a disseminação do surto parece muito mais ampla e existe a possibilidade da doença se tornar endêmica e sazonal em sua aparência, de acordo com alguns investigadores. Isso explica por que muitos grupos de pesquisa e empresas empreenderam esforços para desenvolver uma vacina contra SARS-CoV-2 em todo o mundo. Os EAVP mesmo presentes não justificam a descontinuidade da oferta da Vacina.

Conclusões

Conclusão: Este trabalho retrospectivo contribuiu para salientar que as vacinas em uso para população brasileira são seguras e necessárias para a redução do número de casos de Covid-19 e que os EAPV são em sua maioria não-graves e de simples condução, além de reforçar a importância da notificação dos eventos adversos.

Palavras Chave

Coronavírus; Eventos Adversos pós-vacinação; Vacina;

Área

Trabalho

Autores

SAHRA APARECIDA ALEXANDRE NOGUEIRA LIMA DE OLIVEIRA, RENATA PISSUTO PINHEIRO, HAMILTON NERES MORAES JUNIOR, MARINA ASSIS DA ESCOSSIA FERNANDES, ISRAELITA TIHARA DE ALMEIDA SUSSUARANA