Dados do Trabalho


Título

DOENÇA DE GRAVES E DEFICIENCIA DE VITAMINA B12: SUAS RELAÇOES COM A PANCITOPENIA

Introdução

A Doença de Graves (DG) é uma doença autoimune em que anticorpos estimulam receptores de TSH levando ao hipertireoidismo. Uma opção de tratamento são as drogas antitireoidianas, que raramente podem estar associadas a anormalidades hematopoiéticas, entre elas a mielossupressão. As citopenias na DG podem ocorrer por processos imunes concomitantes, em que anticorpos destroem células parietais gástricas com redução do fator intrínseco - essencial para absorção da vitamina B12 (cobalamina). Sua deficiência pode ocasionar anemia macrocítica ou pancitopenia, ocorrendo em 1 a 3% em pacientes com DG.

Objetivos

Esclarecer possíveis causas de pancitopenia em portadores de Doença de Graves que podem dificultar o diagnóstico.

Descrição do caso

Paciente de 29 anos, previamente diagnosticada com DG, com TSH<0,01mU/L (v.r.:0,27-4,2mU/L), T4L=3,89ng/dl (v.r.:0,8-1,9ng/dL), TRAb=34,79UI/L (v.r.≤1,75 UI/L), em uso irregular de Metimazol 30mg/dia e Propanolol 80mg/dia, chega ao pronto socorro com crise tireotóxica iminente (40 pontos na Escala de Burch e Wartfosky), descorada 3+/4 com vômitos, febre, agitação, intensa epigastralgia e edema de membros inferiores, associada a pancitopenia, com Hb=4,8g/dl (v.r:11,7-15,7g/dl), Leucócitos=2790/mm3 (v.r:4000-10000/mm3), Plaquetas=44mil (v.r:140-400mil), Reticulócito=0,4% (v.r:0,51-1,81%), TSH=0,005mUI/L (v.r:0,27-4,2mUI/L), T4L=7,77ng/dL (v.r:0,8-1,9ng/dL), Coombs direto negativo, hepatites virais não reagente e demais exames sem alterações. Foi avaliada pela hematologia, sendo administrado 2 concentrados de hemácias, suspenso o Metimazol e permanecendo com Propanolol. A biópsia de medula óssea revelou hipercelularidade, e confirmada a hipótese de pancitopenia secundária a deficiência de vitamina B12 pela sua dosagem sérica de 65pg/mL (v.r:210-980pg/mL), iniciou dose semanal de 5000mcg de cobalamina intramuscular por 4 semanas, evoluindo com melhora com melhora do quadro. Solicitada endoscopia digestiva alta e indicada tireoidectomia total para tratamento do hipertireoidismo.

Conclusões

A DG e a deficiência de cobalamina podem se apresentar como causa para pancitopenia devido diminuição da produção e divisão das células hematopoiéticas. A piora da pancitopenia mesmo após retirada da droga antitireoidiana, bem como achados hematológicos de hipersegmentação de neutrófilos e hipercelularidade da medula óssea, devem servir de pista para deficiência de vitamina B12, permitindo tratamento precoce e prevenindo resultados adversos tardios.

Palavras Chave

Doença de Graves, tireotoxicose, deficiência de cobalamina.

Área

Trabalho

Autores

GABRIELA CARVALHO CERRI, GIOVANA COELHO DE LIMA, LARISSA CAMPOS SILVA , DANILO VILLAGELIN, ROBERTO BERNARDO DOS SANTOS