Dados do Trabalho


Título

INFECÇAO POR STAPHYLOCOCCUS INTERMEDIUS EM PACIENTE DIALITICO: UM RELATO DE CASO

Introdução

A infecção por Staphylococcus intermedius é um diagnóstico raro, de poucos casos descritos na literatura, encontrado principalmente em pacientes com comorbidades que tiveram contato com animais silvestres ou domésticos. Neste trabalho, apresentamos um relato de uma paciente dialítica acometida por tal etiologia.

Objetivos

Descrever o caso de infecção por Staphylococcus intermedius em paciente em terapia renal substitutiva que após realização de hemodiálise através de permcath, comparando-o com outros casos da literatura médica. Destaca-se a infecção em paciente dialítico por um agente etiológico pouco frequente.

Descrição do caso

O caso trata-se de uma mulher de 35 anos, portadora de diabetes mellitus tipo 1, hipertensão arterial sistêmica, dislipidemia e fibromialgia. Além disso, também possui doença renal crônica em hemodiálise com frequência de três vezes por semana desde 2019, que evoluiu para uma infecção de cateter permcath N55 em região inguinal direita por Staphylococcus intermedius após dois dias da realização do procedimento.
Dois dias após iniciar a hemodiálise, a paciente apresentou um quadro de dor em região inguinal direita, com hiperemia e hipertermia local, além de secreção peri cateter. Quinze dias antes, havia sido submetida ao implante de permcath na região, realizado sem intercorrências. Não apresentava febre, calafrios ou alteração do nível de consciência.
Encaminhada ao Pronto-Socorro para retirada do dispositivo, coleta de hemoculturas e início de antibioticoterapia, sendo prescrito ceftazidima 2g/dia associado a Vancomicina 1g/dia. Por fim, houve uma troca da antibioticoterapia por Cefazolina. Paciente encontrava-se em bom estado geral, corada, hidratada, acianótica, anictérica, afebril, lúcida e orientada.

Conclusões

Foi possível correlacionar o caso em estudo com outros disponíveis na literatura médica apesar de não ser encontrado registros da infecção deste patógeno em indivíduos com doença renal crônica em hemodiálise. Vale ressaltar que, apesar de raro, tal etiologia deve ser considerada nos pacientes com perfil semelhante ao relatado, visto que tanto nosso estudo como outros da literatura convergem para um mesmo perfil de paciente.

Palavras Chave

Catheter-Associated Infections, Staphylococcus intermedius, Renal Dialysis

Área

Trabalho

Autores

ETTORE FERRARI MONFERDINI, LEONARDO CARVALHO DE SOUZA, GABRIEL FIDELIS, RODRIGO DO SANTOS MORAES, VINICIUS MIRANDA PEREIRA