Dados do Trabalho


Título

I SIMPOSIO SOBRE A IMPORTANCIA DO PENSAMENTO CRITICO PARA O ESTUDANTE DE MEDICINA EM SUA FORMAÇAO MEDICA E HUMANIZADA: UM RELATO DE EXPERIENCIA

Introdução

A medicina baseada em evidências tem como princípio a construção do diagnóstico clínico fundamentado em bases científicas sólidas, correlacionando a realidade clínica com a vontade do paciente. Contudo, a prática mostra-se incerta em relação aos diagnósticos baseados em evidências. O acadêmico encontra dificuldades ao pesquisar evidências norteadoras em suas decisões clínicas, dando origem à diagnóstico questionável, insegurança ao paciente e dúvidas de conduta. Estudantes deparam-se com barreiras na aplicabilidade da medicina baseada em evidências, o excesso de informação, a falta de técnica e o gerenciamento do tempo, são adversidades que impactam diretamente na qualidade do diagnóstico clínico. Ensinos tradicionais e ausência de aplicabilidade no contexto profissional, corroboram para o desinteresse em metodologia científica por parte dos alunos.

Objetivos

Diante do exposto, os estudantes de medicina do Comitê de Direitos Humanos e Paz, em conjunto com a Liga Acadêmica de Clínica Médica, organizaram um simpósio para estimular o desenvolvimento do pensamento crítico do estudante de medicina, que é a base da medicina baseada em evidências (MBE), despertando o raciocínio, em seus 3 pilares, sendo eles: metodologia científica, expertise clínica e valores e preferências do paciente. Será apresentado casos clínicos e situações-exemplo que correlacionem metodologia científica, raciocínio probabilístico e raciocínio ético-moral, fazendo o estudante perceber que, na realidade, ele não sabe filtrar a qualidade da informação de um artigo científico.

Descrição do caso

O Simpósio ocorreu no primeiro semestre de 2022, com duração de 2 horas e 30 minutos. Para obtenção da avaliação de impacto, simultaneamente a explanação do conteúdo, foram expostas situações exemplo, relacionadas e não relacionadas com condutas médicas, com intuito de avaliar a capacidade de cada aluno e do público como um todo de aplicar o pensamento crítico, visando a medicina baseada em evidências. Frente a cada situação colocada, foi disponibilizado pela plataforma Kahoot o acesso as alternativas e após as respostas, os resultados anônimos foram apresentados e analisados frente à sala. O tema apresentado, agregou o conhecimento e a perspectiva dos acadêmicos presentes no evento.

Conclusões

A atividade permitiu elucidar a importância da medicina baseada em evidência em conjunto com o raciocínio crítico, a fim de alcançar diagnóstico clínico seguro, para definir o tratamento que melhor se adeque com os valores e preferencias do paciente.

Palavras Chave

Medicina baseada em Evidência; Humanização Médica; Imersão Estudantil Ativa

Área

Trabalho

Instituições

SAO LEOPOLDO MANDIC - São Paulo - Brasil

Autores

BRUNA PETRAROLI BARRETTO, MARIA FERNANDA CASTILHO, GUILHERME MESQUITA SAMPAIO GIGANTE, NADJA LOPES ANDREO, BRUNA PAGLIAI VERILLO