Dados do Trabalho


Título

PADRAO ELETROCARDIOGRAFICO ATIPICO POR OCLUSAO DE CORONARIA DESCENDENTE ANTERIOR: SINAL DE WINTER - RELATO DE CASO

Introdução

Introdução: O eletrocardiograma (ECG) tem um papel fundamental no diagnóstico e avaliação de risco dos pacientes com Síndrome Coronariana Aguda (SCA). Na ausência de supradesnivelamento de ST no ECG, é essencial a compreensão do padrão de Winter como um equivalente de oclusão coronariana aguda, pois indica reperfusão de emergência. Este raro padrão corresponde à oclusão proximal da artéria coronária descendente anterior (DA) e é caracterizado por onda T alta e simétrica em derivações precordiais, infradesnivelamento ascendente do segmento ST > 0,1 mm, elevação do segmento ST 0,5 mm a 1 mm em aVR.

Objetivos

Objetivos: O objetivo deste trabalho foi relatar um caso de paciente com SCA e sinal de Winter no ECG com encaminhamento imediato à intervenção coronariana precoce primária (ICPP).

Descrição do caso

Caso: J.D.B., 64 anos, masculino, tabagista e portador de hiperplasia prostática benigna, sem medicação em uso. Admitido referindo precordialgia em aperto iniciada há 2 horas, irradiando para região escapular esquerda e associada à sudorese. Exame físico sem alterações. Realizado ECG evidenciando infradesnivelamento do segmento ST e ondas T apiculadas nas derivações precordiais, compatível com Sinal de Winter, sendo encaminhado para ICPP. Cateterismo cardíaco evidenciou oclusão proximal da DA, sendo realizado angioplastia primária com implante de stent . O ecocardiograma revelou fração de ejeção preservada com acinesia de segmentos médio e apical das paredes anterior e anterosseptal. Paciente evoluiu bem e recebeu alta hospitalar com seguimento ambulatorial e orientações quantos aos sinais de alarme.

Conclusões

Resultados: Geralmente, pacientes com o padrão de ECG de Winter são homens jovens com hipercolesterolemia associada. Estima-se que os diagnósticos de 30% dos casos de SCA são atrasados ​​por incompreensão dos padrões eletrocardiográficos de alto risco que justificam a ICPP. Entre eles encontra-se o sinal de Winter, patognomônico de oclusão proximal de DA. Essas alterações são fisiologicamente atribuídas à variação no sistema de fibras de Purkinje que leva a atraso na condução intraventricular e alteração nos canais de potássio ATP-dependentes. Conclusões: O sinal de Winter é equivalente ao achado de supradesnível de segmento ST em casos de SCA. Desse modo, é de suma importância seu conhecimento, visto se tratar de apresentação rara em ECG que indica oclusão de DA e necessidade de reperfusão coronariana imediata, o que sabidamente se associa a melhor prognóstico.

Palavras Chave

Eletrocardiograma; Sinal de Winter; Infarto Agudo do Miocárdio.

Área

Trabalho

Instituições

Irmandade de Santa Casa Misericórdia de São Carlos - São Paulo - Brasil

Autores

JULIA EDUARDA NOBREGA DE MELO E CASTRO, FLAVIA CRISTINA DE FREITAS MAIA, HENRIQUE NOGUEIRA MENDES