Dados do Trabalho


Título

ESCORBUTO E SUA IMPORTANCIA NO CENARIO PSIQUIATRICO – RELATO DE CASO

Introdução

Apesar de descrito desde 1550 DC, o escorbuto é uma patologia atualmente pouco diagnosticada devido sua baixa prevalência.

Objetivos

Relatar o caso de paciente com antecedente de esquizofrenia e anorexia com apresentação clínica de escorbuto.

Descrição do caso

Paciente do sexo feminino, 60 anos, antecedentes pessoais de esquizofrenia e anorexia, em uso de haldol decanoato. Internada em hospital de Jundiaí-SP para investigação de síndrome consumptiva e adinamia.
Ao exame físico de entrada, apresentava-se emagrecida, pouco colaborativa ao exame, com presença de gengivorragia à oroscopia. Ausência de alterações dermatológicas.
Em exames complementares iniciais, evidenciada apenas anemia normocrômica e normocítica. Sem alterações hidroeletrolíticas ou infecciosas. Sorologias virais negativas.
Devido quadro de gengivorragia e quadro de síndrome consumptiva optou-se por dosagem sérica de vitamina C com valor de 0,05 mg/dL (valor de referência de laboratório hospitalar: 0,50 – 1,50 mg/dL).
Aventada hipótese diagnóstica de escorbuto, sendo iniciada reposição de vitamina C.
Após acompanhamento em conjunto com equipe de psiquiatria para manejo de comorbidades associadas, paciente recebeu alta para acompanhamento ambulatorial.

Conclusões

As comorbidades psiquiátricas, em especial os transtornos alimentares, estão associadas a diversas complicações metabólicas e nutricionais. O quadro clínico de adinamia e gengivorragia configura como sintomas clássicos de escorbuto, sendo de suma importância sua recordação e relação com casos psiquiátricos, visto a maior suscetibilidade dessa população e, por conseguinte, a possível redução de subdiagnósticos nos pacientes atendidos.

Palavras Chave

escorbuto, vitamina C, deficiência, psiquiátrica, anorexia.

Área

Trabalho

Autores

GABRIELA VILAÇA GUTIERREZ, RENEU ZAMORA JUNIOR