Dados do Trabalho


Título

SINDROME DE RAMSAY HUNT COMO DIAGNOSTICO DIFERENCIAL AO QUADRO DE PARALISIA FACIAL AGUDA: RELATO DE CASO.

Introdução

​A Síndrome de Ramsay Hunt (SRH) é uma complicação à infecção pelo vírus da Varicela Zoster (VZ), que acomete dermátomo cervical, geralmente C2 a C4, e pares cranianos. Possui incidência de 5 por 100.000 pessoas/ano, associada a cerca de 7% das paralisias faciais agudas.
​Apresenta-se como quadro de otite secundária a VZ, acompanhada de lesões eritemato-vesiculares em região auricular e canal auditivo, associadas à neuralgia, podendo acometer a região de mucosa oral e palato.
​A inflamação neuronal causa, além da dor intensa, sintomas neurológicos relacionados aos pares cranianos afetados, especialmente VII, VIII, IX e X, levando à paralisia facial, sintomas vertiginosos, alteração da audição, deglutição e da fala em casos mais graves, geralmente associados a imunodeficiência.
​O tratamento da síndrome é feito por meio antiviral associado a corticóides, com remissão completa dos sintomas em 70% dos casos, não sendo incomum a permanência de sequelas.

Objetivos

Apresentar à comunidade científica relato de caso de Ramsay Hunt como forma de discutir a importância do diagnóstico diferencial de quadros de paralisia facial.

Descrição do caso

​J.C.R.S, masculino, 69 anos, procurou otorrinolaringologista devido a dor de ouvido, sendo tratado com anti inflamatório intramuscular para diagnóstico de otite média. Evolui em dois dias com piora do quadro, apresentando síndrome vertiginosa, aparecimento de lesões em região de pavilhão auricular, associado a edema e paralisia facial à direita, com desvio da rima.
​Encaminhado para o pronto socorro, queixa-se de dor importante em ouvido direito, além de zumbidos, vertigem e vômitos persistentes, no momento do atendimento.
​Realizado diagnóstico clínico de SRH e optado pelo início de aciclovir endovenoso, por dez dias, com continuidade por 7 dias via oral em domicílio; associando-se a corticoterapia oral com desmame progressivo.
​Paciente evolui com melhora progressiva da neuralgia, vertigem e zumbido, mantendo apenas leve paralisia facial no momento da alta; sendo orientado acompanhamento com especialista e retorno em caso de piora.

Conclusões

A SRH é um importante diagnóstico diferencial às paralisias faciais agudas, devendo ser identificado precocemente a fim de oferta terapêutica adequada para que se diminuam os riscos de complicações mais severas e acometimento polineural, bem como o risco de sequelas que reduzem a qualidade de vida do paciente e causam prejuízos importantes no âmbito biológico e social do indivíduo.

Palavras Chave

Síndrome de Ramsay Hunt; Ramsay Hunt; Varicela Zoster; Herpes Zoster; paralisia facial aguda; otite.

Área

Trabalho

Autores

CHARLES NOEL DIONISIO COSTA, GIAN CARLO ARAUJO DO AMARAL, KESSIEN REGINA SANDER OLIVA, GABRIEL DE ALMEIDA WESTPHAL, CINTHIA ESBRILE MORAES CARBONARA