Dados do Trabalho


Título

Apresentação atípica de sarcoidose

Introdução

A sarcoidose é uma doença granulomatosa multissistêmica, de etiologia incerta, que pode se apresentar de diversas formas, sendo muitas vezes de difícil diagnóstico.

Objetivos

Descrição de caso de sarcoidose com apresentação atípica

Descrição do caso

Paciente masculino, 46 anos, com história de Diabetes Mellitus não insulino-dependente e hipertensão há 10 anos, apresentou história de piora de função renal progressiva com creatinina basal de 1.7 mg/dl, evoluindo para 4.4 mg/dL em admissão, perda de peso de 14%, fraqueza e dificuldade de deambulação nos últimos 4 meses, associada a hipercalcemia e elevação de 1,25OH vitamina D.
Durante investigação, realizado RM de neuroeixo, com achado de múltiplas lesões ósseas grosseiramente nodulares comprometendo de forma difusa os corpos vertebrais cervicais e torácicos, com realce após infusão do contraste endovenoso.
Paciente realizou extensa investigação para diagnóstico diferencial de doenças linfoproliferativas, neoplásicas e granulomatosas.
Realizou biópsia renal, evidenciando glomeruloesclerose (3/33 glomérulos) e alguns glomérulos com expansão leve de matriz mesangial, eletroforese de proteínas, biópsia de medula óssea com IHQ, sem achados de mieloma, gamopatia monoclonal ou doença linfoproliferativa. Realizou TC de tórax, com achado de nódulos pulmonares milimétricos esparsos, e em TC de abdome, hepatoesplenomegalia com presença de linfonodos aumentados em tamanho e número, nas cadeias pré aortica, aórtica lateral, retroaórtica e retrocaval, o maior medindo 1,9 cm na cadeia aórtica lateral. Além disso, biópsia muscular sem alterações. Realizou EDA e colonoscopia para investigação de neoplasias, sem alterações.
Devido localização de linfonodos em áreas de difícil acesso por laparoscopia, optado por realização de biópsia de vértebra lombar (L4), com achado de processo inflamatório crônico granulomatoso, não caseoso, do tipo histiocítico, com pesquisa de BAAR e fungos negativa.
Optado por início de corticoterapia empírica baseado na hipótese de sarcoidose de apresentação atípica.
Paciente evolui com melhora de miopatia, melhora de função renal, com queda de 50% em nível de creatinina, melhora de miopatia e ganho de peso 5 meses após início de tratamento. Repetido RM de neuroeixo com redução significativa das lesões nodulares nos corpos vertebrais.

Conclusões

Este caso traz uma forma atípica de apresentação da sarcoidose que, após extensa investigação e exclusão de diagnósticos diferenciais, apresentou boa resposta a terapia empírica empregada.

Palavras Chave

Sarcoidose-atípica-desafio-corticosteroide-extrapulmonar

Área

Trabalho

Instituições

Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto - FAMERP - São Paulo - Brasil

Autores

ILLANA SILVA DE SOUZA, FERNANDA QUEIROZ ARATANI, YASMIM POLTRONIERI RODRIGUES, BRUNO CARDOSO GONCALVES, FABIO GUIRADO DIAS