Dados do Trabalho


Título

PRINCIPAIS INDICADORES HEMATOLOGICOS EM PACIENTES ONCOLOGICOS - REVISAO SISTEMATICA

Introdução

Baseado no número de casos contextualizados inicialmente, detém-se a necessidade dos respectivos estudos sobre os indicadores hematológicos como preditores clínicos, para avaliar as taxas de sobrevida.

Objetivos

Evidenciar os indicadores hematológicos em pacientes oncológicos.

Delineamento e Métodos

Trata-se de uma revisão sistemática que seguiu os passos recomendados da Preferred Reporting Items for Systematic Review and Meta-Analyses-PRISMA. A formulação da pergunta de pesquisa adotou-se a estratégia PICO. Assim, a pergunta que norteou o estudo de revisão sistemática foi: Quais os principais indicadores hematológicos em pacientes oncológicos? Para responder tal pergunta, buscou-se por estudos nas respectivas bases de dados como Pubmed, Scopus, Cinahl, Web of Science, e The Cochrane Data Base, por meio dos descritores em inglês, selecionados na Medical Subject Headings (MeSH). Assim, foram identificados 15 artigos nas bases de dados. Logo após a catalogação, optou-se por analisar só ensaios clínicos, por meio do Consolidated Standards of Reporting Trials- CONSORT, com isso considerou os estudos que atingiram um percentual de qualidade metodológica maior e igual a 75%, categorizado como satisfatório.

Resultados

O fibrinogênio e plaqueta tem efeito sinérgico na proteção de células tumorais das células NK. A razão de volume plaquetário médio está diretamente ligada à plaqueta, cujo neste momento as plaquetas se encontram elevadas. Segundo um nomograma realizado pelo Primeiro Hospital Afiliado da Universidade de Xi'an Jiaotong foi testado o dímero D, cujo os pacientes que apresentaram alguma resposta patológica tiveram seu aumento, junto com hemoglobina, contagem de glóbulos vermelhos e conteúdo de fibrinogênio aumentados. Em compensação, a concentração média de hemoglobina, distribuição de plaquetas e tempo de trombina não apresentaram resultados positivos na resposta patológica.

Conclusões

A utilização de biomarcadores hematológicos têm demonstrado resultados promissores no acompanhamento e prognóstico de diversas neoplasias, para que assim possa instituir a terapêutica adequada.

Palavras Chave

Pesquisa clínica; preditores; indicadores hematológicos

Área

Trabalho

Autores

GIOVANNA PEREIRA DE HOLANDA, JOANE CAROLINE MENCK VIEIRA, BÁRBARA LIMA GUERRA, MARCO TÚLIO MORAES DA COSTA FILHO, VINICIUS LINO DE SOUZA NETO