Dados do Trabalho


Título

MANIFESTAÇOES CLINICAS PREDOMINANTES EM PACIENTES INFECTADOS PELO CORONAVIRUS E ATENDIDOS ATRAVES DA TELEMEDICINA EM UM MUNICIPIO DO PARANA, BRASIL

Introdução

O SARS-CoV-2 é um vírus que apresenta rápida disseminação. Para conter a transmissão, foi necessária a implementação de medidas sanitárias pelas autoridades de saúde ,como o isolamento social, o que demonstrou contribuir na redução do número de infecções. Tal medida, fez com que o Ministério da Saúde do Brasil instaurasse a Telemedicina (Portaria nº 467). O Call Center, é um centro de recursos de alta tecnologia, onde profissionais de saúde treinados recebem chamadas telefônicas de pacientes que desejam orientação, informação ou colocação em um sistema de atendimento à saúde. A apresentação clínica da COVID-19 tem amplo espectro, variando de casos assintomáticos a pacientes gravemente enfermos, sendo os principais sintomas relatados a febre, tosse, fadiga, mialgia, secreções respiratórias, cefaléia, anosmia, ageusia, e diarréia. A dispneia foi relatada e considerada um sintoma indicativo de evolução desfavorável.

Objetivos

Determinar as manifestações clínicas predominantes em pacientes infectados pelo coronavírus que acessaram a teleconsultoria em um município do Paraná.

Delineamento e Métodos

Foi realizada uma revisão sistemática com artigos obtidos a partir de combinações de palavras-chave pelo mecanismo de busca na Web of Science e, a obtenção dos dados clínicos da população atendida pela Call Center, foi dada por meio da análise de 154 prontuários médicos registrados na instituição, sendo avaliados pacientes sintomáticos e com exame laboratorial positivo para a COVID-19 monitorados entre setembro até dezembro de 2020. Os dados contemplam os sinais e sintomas, a data de início destes e, a data de alta do monitoramento levando em consideração as recomendações da vigilância epidemiológica, sendo utilizado como ferramenta o programa estatístico SAS.

Resultados

Os principais sintomas observados foram 29% dos pacientes apresentando sintomas relacionados ao sistema respiratório (SR) somado ao sistema sensorial (SS) e sistema nervoso (SN) e 25% apresentando sintomas do SR mais do SN. Ainda, 20% relataram sintomas referentes aos SR, SS, SN e sistema gastrointestinal (SG) e 14% com queixas de sintomas do SR, SG e SN. Em ¾ da população houve um padrão principal de sintomas, semelhante ao descrito na literatura. O tempo de resposta para receber a alta clínica, após os primeiros sintomas foi mais expressivo nos 9º, 13º e 14º dia de acompanhamento.

Conclusões

Os sintomas relatados mostraram grande predominância de acometimento do sistema respiratório, além de diversas manifestações neurossensoriais e gastrointestinais.

Palavras Chave

Palavras-chave: Sintomas. Telemedicina. SARS-CoV-2.

Área

Trabalho

Instituições

Centro Universitário FAG - Paraná - Brasil

Autores

RAFAELA BREMM, ANA CLAUDIA MALLER ALEGRE, TAINA BREMM BOTTREL, JULIA FIALKOSKI ROGRIFUES